sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Livro: Extraordiánrio de R. J Palacio

Uma história sobre uma criança, mas com aprendizados para todas as idades. Best Seller do New York Times


"August Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...até agora." 


Vamos adentrar no universo de Auggie juntamente com sua forma de lidar com as pessoas e própria vida, principalmente como será tudo isso a partir do momento que frequentará a escola pela primeira vez. Contado em primeira pessoa, os capítulos variam entre perspectivas de outras personagens, como sua irmã Via e colegas de classe como Summer. Eu pessoalmente aprecio bastante quando o autor intercala lados de diferentes pessoas da trama, creio que há uma maior noção do contexto geral. 

Acho interessante o motivo da autora ter resolvido escrever sobre esse assunto. Aconteceu que ela estava em uma sorveteria com seus dois filhos, quando se aproximou de uma menininha com uma grave deformidade facial, assustando assim o mais novo de 3 anos que começou a chorar muito alto e o de 10, pareceu alarmado, assim a autora tirou os meninos de perto para não magoar a garotinha. “Eu comecei a pensar em como devia ser a vida para aquela família, para aquela menina." 


Minha opinião: É uma obra sutil porém marcante, os sentimentos são tão bem descritos que é difícil não se sentir tocado pelo que acontece ao decorrer da narrativa. É uma história simples, mas sem clichês/forçação de barra, possui uma grande sensibilidade e uma temática envolvente. 

Apesar de se tratar de um tema um pouco "pesado" a leitura é leve e flui muito bem, os capítulos são curtos e rápidos. Super bem estruturado, com pitadas de lições ao decorrer da narrativa. Extraordinário, com certeza faz jus ao nome que tem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim, tentarei responder o mais rápido possível.

Obrigada!