terça-feira, 24 de junho de 2014

Resenha: Eleanor e Park



Eleanor e Park, triste e lindo ao mesmo tempo. Acho que estou de novo em minha maratona de livros tristes hahahah

Bom, os capítulos dos livros são divididos entre a história contada por Eleanor e Park.

A primeira vez que li a resenha dele pensei “oh meu deus mais um romance clichê”.

Estava enganada. Esse livro não tem nada de romance clichê do tipo “garota problemática fica com garoto popular”. Longe disso.

Eleanor é toda estranha, veste roupas de meninos, ela faz questão de ser diferente e não liga ou finge muito bem que não liga para a opinião dos outros. Ela é ruiva <3 e tem o cabelo cacheado bem armado sabe? O lado ruim não é esse, o problema é que ela tem 5 irmãos contando com ela se não me engano e um padrasto que me deu um ódio do começo ao fim. O padrasto dela é um alcoólatra que bate na mãe, um doente mental completo. Eleanor é tão pobre, tão pobre que nem escova de dente tem!

Park é um mestiço (coreano) com uma família bem legal (amei os pais dele), com uma vida bem melhor que a de Eleanor. Não posso falar mais que isso se não eu conto a história inteira.

Os dois não vão se apaixonar a primeira vista e também não vão dar o primeiro beijo nos primeiros capítulos.

O romance deles demora a desenrolar (demora tipo muito mesmo, mas isso não afetou a história e não deixou-a lenta), eles começam a conversar porque Park percebe que Eleanor lê os gibis que ele leva no ônibus.

As meninas da escola odeiam Eleanor, fazendo várias piadinhas, chamando ela de “cabeçorvente” e daí para coisas piores.

O final que não vou contar me surpreendeu. Me deixou triste e ao mesmo tempo feliz de não ser como todos os finais de livros de romance. Foi um final que praticamente foi um tapa na minha cara de tão chocante. Eu estava torcendo pra história tomar um rumo diferente, até procurei pra ver se tinha uma continuação, mas não, era aquilo mesmo e foi por isso que eu gostei do livro, porque mostras coisas como elas ás vezes tem que ser. Fiquei chateada e com ódio de Park por não ter feito certas coisas, mas se a autora quis assim tudo bem, até porque quem está com ressaca literária sou eu e não ela haha

O único ponto negativo que me fez dar 4 estrelas e não 5 foi o texto em si, eu acho que a tradução não ficou muito boa e tinha umas gírias e uns errinhos que não foram legais, mas nada que atrapalhe muito.

Eu recomendo o livro porque mostra muita coisa, trata de assuntos que todos nós sabemos que existem, principalmente o bullying, o alcoolismo, maus tratos e etc, mas a autora mostra isso de uma forma tão natural que não vira algo como se fosse algo que não existe. A autora conseguiu conciliar bem a história com os problemas de Eleanor sem se tornar o livro pesado.

Indico muito esse livro para todos que querem uma leitura suave e rápida. A história flui com até bastante rapidez, sem muita enrolação então você nem sente. Além disso, os capítulos são bastante curtos.


Bom, é isso gente. Vou deixar umas frases do livro que eu gostei e o link para quem quiser contar. Não dei nenhum spoiler, tudo o que eu disse no texto vocês acham na sinopse e em qualquer resenha. O que eu disse aqui não mostra nem metade do livro.

"Eleanor guardou os gibis na mochila e olhou pela janela. Por algum motivo não queria ler na frente dele. Seria como deixar que ele assistisse a ela comendo. Seria como...admitir alguma coisa"

"Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo."

"Ela jamais poderia ser aceita na sala de estar de Park. Nunca se sentira aceita em lugar algum, exceto quando se deitava em sua cama e fingia ser outra pessoa."

"Se ela tinha saudade? Queria perder-se dentro dele. Amarrar os braços dele em torno dela feito um torniquete. Se lhe mostrar o quanto precisava dele, ele sairia correndo."

"E, quando Eleanor sorriu, alguma coisa se partiu dentro dele. Isso sempre acontecia."

"Ela segurou aquele rosto lindo nas mãos e beijou-o como se o mundo fosse acabar."

"Na primeira vez em que ele pegou na mão dela, foi tão bom que todas as coisas ruins se afastaram. Essa sensação boa foi muito mais forte do que qualquer dor."

"Você salvou minha vida, ela tentou dizer. Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para sempre."

Você pode comprar aqui por 17,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim, tentarei responder o mais rápido possível.

Obrigada!