Como nossa primeira matéria, eu vou falar de uma das partes mais importantes do nosso corpo, principalmente pra quem usa e abusa de maquiagem, a pele.
A pele do rosto é a primeira coisa que deve estar em ordem antes da maquiagem. De que adianta uma make linda, se sua pele está cheia de espinhas, cravos, poros abertos ou feridinhas (porque eu sei que algumas de vocês, assim como eu, não resistem em espremer tudo o que encontram pelo rosto).
Acreditem se quiser, mas eu só comecei a ter espinhas no ano passado, logo depois de ter completado 17 anos, super tarde, e elas apareciam sempre depois de uma balada ou antes pra piorar ainda mais a minha vida. E pra piorar ainda mais eu espremia achando que um ponto vermelho sangrando era melhor que uma espinha.
Um dia de saco cheio dessa palhaçada eu resolvi procurar um Dermatologista, e adivinhem em uma consulta ele já resolveu o meu problema. Claro, que vamos considerar que como a minha pele é muito seca meu problema de acne não era muito preocupante então foi super fácil de resolver.
Além de me passar produtinhos feitos em farmácia de manipulação (que são iguais aos que vendem no supermercado, afinal, ele me passou um esfoliante, um adstringente e um hidratante), e uma lista de cuidados diários que eu postei aqui para vocês.
Antes de tudo, eu queria falar de uma coisa muito séria com vocês meninas, eu sei como ter muitas espinhas pode ser algo muito constrangedor e se você sofre muito com esse problema e já tentou métodos de limpeza e hidratação e nada deu resultado, PROCURE UM DERMATOLOGISTA. Existem remédios como o roacutan que fazem milagres na pele, e podem até te livrar de espinhas pro resto da vida.
Agora vamos lá vou ensinar passo a passo de como cuidar do nosso rostinho lindo que deus nos deu.
O Primeiro passo é descobrir qual o tipo da sua pele, vá na frente do espelho e observe se a sua pele é:
Oleosa
Ter pele oleosa pode ser complicado se a pessoa não toma os cuidados corretos. Isso porque o óleo excessivo deixa o rosto com muito brilho, com cravos e as chances de ter acne são maiores. Mas, calma, que nem tudo está perdido: por ser mais resistente, esse tipo de pele tem uma tolerância maior às agressões diárias e as rugas também demoram um pouco mais para aparecer.
Seca
A falta de gordura natural da pele deixa seu rosto opaco, desidratado e com frequente descamação. Por ter espessura fina e pouca elasticidade, possui tendência ao envelhecimento precoce.
Mista
Esse tipo de pele é muito comum entre os brasileiros. É uma mistura de oleosa + seca. Isso porque a zona central (testa, nariz e queixo) apresenta oleosidade e cravos, mas as laterais têm falta de sebo.
Sensibilidade
Sensível
Fina e, em geral, seca, ela fica vermelha com facilidade. Mudanças no clima ou ar-condicionado e aquecedor influenciam esse tipo de pele. Alguns cosméticos mais fortes ou com ácidos na fórmula também podem afetá-la.
Não-sensível
Com cor uniforme, ela é mais resistente a irritações e agressões do dia a dia. Além de ser tolerante ao aparecimento de rugas de expressão.
Espessura
FinaAs camadas são tão finas que é possível até enxergar alguns vasinhos. Costuma ficar vermelha, tem cicatrização mais lenta e se machuca com facilidade.
Grossa
Por ser mais espessa, ela resiste melhor aos traumas. As rugas finas são mais difíceis de aparecer, mas, em compensação, os sulcos são acentuados.
Descobriu a sua pele? Agora vou ensinar cuidados diários para cada tipo de pele.
Oleosa:
Pela manhã, antes de sair:
- Lave bem o rosto com um sabonete neutro ou um para peles oleosas: os que contêm ácido salicílico na fórmula ajudam a prevenir a acne.
- Passe uma loção adstringente, ela limpa os poros e tonifica a pele ao mesmo tempo.
- Fique atenta, oleosidade é bem diferente de hidratação, e dessa todo mundo precisa, escolha um protetor solar em gel, oil-free, que hidrata e protege você do envelhecimento causado pelo sol, ao mesmo tempo.
- Para evitar o excesso de brilho, você pode usar um produto com efeito matificante para segurar a oleosidade.
Durante o dia:
- Use lencinhos próprios para tirar a oleosidade, quem tem acne pode optar pelos que têm ácido salicílico na fórmula, que ajuda a secar as espinhas.
- Reaplique o gel ou a loção de efeito matificante na zona T (testa,nariz e queixo).
- Se você suar, lave o rosto e reaplique o protetor solar logo depois.
Antes de dormir:
- Repita e mesma limpeza que você fez pela manhã
- Use produtos de tratamento que funcionam bem à noite, os que tem nicotinamida ajudam a fechar os poros.
- Quem tem pele com acne pode optar por usar produtos com ação secativa, com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla na fórmula.
Dicas:
- Procure não lavar o seu rosto mais que duas vezes ao longo do dia. Quando vocÊ lava muitas vezes seu organismo entende o recado ao contrário e acha que está sem hidratação na pele, estimulando-a a produzir mais óleo.
- Use maquiagens para a pele oil-free e prefira as texturas em pó.
- Você pode esfoliar a sua pele de 3 à 4 vezes por semana. Peelings suaves também são indicados para enxugar a oleosidade e retirar as células mortas.
- Uma ou duas vezes por ano faça uma limpeza de pele com uma esteticista.
- Passe longe de água muito quente e produtos à base de álcool, eles são dois vilões, pois estimulam o trabalho das glândulas sebáceas acabam aumentando a oleosidade.
Seca:
Pela manhã antes de sair:
- Limpe a pele com cremes ou soluções de limpeza parar retirar os resíduos acumulados durante a noite. Cuidado com a água quente, ela resseca a pele.
- Use um tônico facial hidratante, sem álcool na fórmula.
- Aplique um hidratante em creme, de preferência um que contenha filtro solar na fórmula, esse é o tipo de pele que mais sofre com o envelhecimento precoce.
Durante o dia:
- Mantenha a pele hidratada, essa é a sua maior preocupação, borrife água termal no rosto, ela possui minerais que nutrem, refrescam e hidratam a pele.
- Reaplique um hidratante mais leve, à base d'água, para que a camada não fique muito espessa e sua pele possa respirar.
- Passe uma camada fina de protetor solar.
Antes de dormir:
- Aproveite o descanso noturno para nutrir sua pele com cremes específicos
- Limpe a pele novamente com um creme ou loção de limpeza
- Aplique sobre o rosto uma fina camada de creme nutritivo, com óleo na fórmula.
Dicas:
- Use protetor solar em creme, que protege e hidrata sua pele ao mesmo tempo.
- Evite esfoliar a pele: uma vez por semana é o suficiente.
- Aplique uma máscara hidratante de duas a três vezes por semana. Deixe agir por meia hora e enxágue em seguida.
- Nem pense em pó compacto , loções secativas ou sabonetes em barra, além de ressecar a pele eles podem machucar.
Mista:
Pela manhã, antes de sair:
- Limpe o rosto com um sabonete neutro ou com um específico para pele oleosa.
- Use adstringente, apenas na região T (testa, nariz e queixo), assim você não corre o risco de ressecar outras áreas.
- Aplique um hidratante para pele oleosa, pode ser uma loção oil-free ou um gel hidratante
- Passe protetor solar em todo o rosto, para não correr o risco de obstruir os poros e ganhar espinhas, prefira as versões em spray ou gel.
Durante o dia:
- Use lencinhos de papel para remover a oleosidade da zona T (testa, nariz e queixo).
- Reaplique o protetor solar, principalmente se você suar ou lavar o rosto.
Antes de dormir:
- Repita a limpeza feita pela manhã. Você pode usar um sabonete líquido hidratante, se preferir.
- Se a sua pele tem uma diferença bem marcada entre a parte seca e a parte oleosa, passe o adstringente na zona T e um hidratante nas bochechas.
- Passe um hidratante em gel fluído em todo o rosto.
Dicas:
- Você pode esfoliar somente a zona T, de 3 a 4 vezes na semana.
- Loções leitosas, que não são nem em gel nem em creme, podem ser boas para todas as peles.
- Passe longe de produtos em creme, não pense que só porque a sua pele é mista você pode hidratá-la assim.
Espero que vocês tenham gostado meninas,
Mil beijos
Joana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim, tentarei responder o mais rápido possível.
Obrigada!