sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Rações para cães e para gatos

Olá, eu sou a cherry, tenho 19 anos, estou cursando medicina veterinária e a jo me chamou pra fazer uma coluna toda sexta aqui no blog. Eu vou tentar dar dicas sobre como cuidar melhor dos nossos pets e também vou dar dicas de livros.
Hoje eu vou falar de uma coisa que muita gente me pergunta "qual ração eu dou para o meu cachorro/gato?" Bom, pra começar temos vários tipos de rações, dos diversos preços, porém muito diversificadas e é o que eu vou tentar explicar.

1. Temos a ração que substitui o leite materno (filhotes de 28 dias de vida). Eu aconselho? Não, por isso já deixo uma receitinha de leite materno caseiro para filhotes, pois eles precisam de leite nessa fase (dar somente se o filhote for órfão ou for rejeitado)

  • 3/4 de xícara, sendo metade creme de leite integral + metade leite integral (de preferência, de cabra)
  • 1 xícara de leite integral (de preferência, de cabra)
  • 2 ovos grandes
  • 1/2 colher de sopa de proteína em pó (de fontes animais)
  • 1/3 de uma colher de chá de pó de casca de ovos
  • 5 gotas de limão
  • o equivalente à dosagem de um ou dois dias de complexo vitamínico para um gato adulto, em pó ou em comprimido, porém triturada

Preparo: 
Misture bem os ingredientes. Aqueça a mistura à temperatura do corpo e ofereça usando mamadeira de boneca, conta-gotas, seringa ou mamadeira própria para filhotinhos. É importante que o leite seja oferecido sempre aquecido. Para isso coloque a mamadeira dentro de uma panela com água quentinha (não muito quente). Mas atenção: precisarficar à temperatura do corpo, caso contrário, o leite provocará queimaduras na boquinha e no esôfago do filhote. Para evitar acidentes, não use o microondas para aquecer a fórmula. Antes de oferecer pingue algumas gotas na parte interna de seu pulso ou afira a temperatura usando um termômetro. A fórmula deve estar a 38 graus centígrados.
Vou deixar uma tabelinha de cães e gatos para ninguém se perder na hora de dar a quantidade adequada.
2.Papinha de desmame, que, como o nome diz, é uma papinha para os filhotes de 4 a 8 semanas de vida.

3. Ração específica para filhote, por que específica? Por que filhotes precisam de uma quantidade maior de proteínas do que os animais adultos. É aí que sempre me perguntam, qual a melhor? Temos rações específicas para cada raça de cachorro (o que eu aconselho), como a equilíbrio, proplan, premier, pedigree, que são as melhores.

4. Ração para adulto

5. Rações especiais, que são aquelas como a light, nesse caso eu gosto muito da obesity da royan canin. Temos para os animais com doenças específicas (doença renal por exemplo) que eu recomendo a Hills e temos as rações para cães alérgicos a rações comuns (sensitive royal canin),

6. Rações para cães idosos, porque eles também precisam de uma ração específica pois seu organismo e suas necessidades também mudam. Eu aconselho a Equilíbrio Mature Active com 25% de proteína bruta.

Agora, para os gatos, existem as para filhotes, pros adultos (de salmão), para gatos da raça persa, de pelo longo e a light que são para aqueles com tendência a obesidade e temos também uma ração da equilíbrio, a obesity & diabetic para gatos diabéticos.

Como podem ver, temos diversos tipos de rações para cada estágio do seu animalzinho e com todos os tipos de preços diferenciados. Cuidar da alimentação do seu animal é muito importante pra que ele tenha uma vida saudável e para ter todas os nutrientes necessários para seu bem-estar. 



Se tiverem alguma duvida, podem me mandar um tweet no twitter que eu sempre respondo (@Cheerry__).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim, tentarei responder o mais rápido possível.

Obrigada!