sábado, 19 de outubro de 2013

Animais também tem câncer de mama!

Outubro rosa e a grande luta contra o câncer de mama. Não sei se todo mundo sabe, mas espero que saibam, o câncer de mama também afeta nossos queridos pets e infelizmente acontece com muita frequência. 
Nos animais, infelizmente, o câncer acontece muitas vezes por causa da genética da sua linhagem. Para vocês entenderem melhor do assunto, vou mostrar um vídeo explicativo:


Assistam ao vídeo para entender melhor do assunto. 

Bom, quando eu fiz estágio, a gente teve uma cadela da raça poodle que infelizmente teve que fazer essa vasectomia. Ela retirou uma cadeia mamária e depois de uns 20 dias retirou a outra cadeia. Ah, mas precisa fazer isso? Sim, precisa. Por que precisa? Porque pode causar metástase. O que seria essa metástase? O câncer pode progredir e se espalhar e a gente sabe o estrago que isso faz não é? Então se você não quer que sua cachorrinha ou gatinha tenha filhotes castre antes dos 6 meses de vida. Não, o seu animal não vai sofrer porque retirou o útero e os ovários, muito pelo contrário, você vai estar dando uma vida muito melhor pro seu pet!

Sintomas:
Tumores malignos têm características como:
- crescimento rápido de nódulos
-presença nódulos duros ou massas nas mamas
- inflamação
-secreção saindo das mamas como sangue ou pús
- febre na região e corpórea
- perda de peso
-diminuição de apetite
-dificuldade respiratória (quando existe Metástase em Pulmão)
- dor
- animal mancando (Metástase em osso)

Como eu sei se meu animal tem um tumor ou um câncer? Isso o veterinário que vai dizer. Ao realizar a cirurgia ele vai retirar o nódulo e vai levá-lo para fazer uma citologia, ai sim vai descobrir se é um cancer ou um tumor e o melhor tratamento indicado para o seu pet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim, tentarei responder o mais rápido possível.

Obrigada!