domingo, 27 de outubro de 2013

Quais Cuidados Tomar Ao Viajar

Viagem é o momento de descansar e aproveitar a vida, mas alguns percalços podem tranformar aquele tour incrível em dor de cabeça. Nesse post vou falar sobre furtos especificamente. 

Ao ir para outros países tido como "ou desenvolvidos ou de primeiro mundo" não imaginamos que roubos podem acontecer, mas acontecem. Os motivos são simples, geralmente turistas são pessoas desavisadas e inocentes, tendem a acreditam no que dizem pois não estão em sua terra natal.

Por mais triste que isso seja, infelizmente é preciso estar atento em qualquer viagem e não baixar a guarda. Geralmente os furtos são silenciosos e rápidos, dificilmente se vê violência nesses locais turísticos, mas a perda é grande mesmo assim. O sumiço de documentação acarreta problema gigantesco com o consulado e o que era para ser dias felizes, vira uma grande chateação burocrática.

Na reportagem do  Globo News uma batedora de carteira em Paris diz quem é o alvo: 

“Todo mundo, desde que seja turista. Os brasileiros, para nós todos, são fáceis. Dependendo do dia, se tiver muito turista, a gente pode trabalhar e juntar até € 20 mil, € 30 mil. Se não tiver, às vezes a gente volta para casa sem nada”

Segundo o consulado Geral do Brasil em Miami (site) em 2012 houveram 117 casos de furtos como não sendo grande número, mas atente ao fato de que são somente os que estão registrados. 

Nesse blog explica como acontece em Roma e como se precaver lá http://turismoemroma.com/2013/07/19/assaltos-batedores-carteira-furtos-roma/

E AÍ, O QUE FAZER?
  • Pesquise, pesquise e pesquise. Onde estão os pontos críticos, quais bens são os mais visados, como são as pessoas que furtam. Ao saber tudo isso, fica muito mais fácil identificar e se prevenir. Existem inúmeros blogs de viagem que falam sobre isso. Eu por exemplo, fiz um sobre Paris o ano passado.
  • Golpes: Alguém pode vir com uma historinha, pedindo para você assinar uma petição, querendo amarrar uma pulseira no seu braço para poder pedir dinheiro depois. E se deixou já era, eles vão te atormentar até você entregar o valor pedido.
  • Evitar carregar grandes quantias de dinheiro, se acontecer algo, terá ainda uma parcela guardada no hotel.
  •  Não descuide de malas, bolsas e sacolas.Tente sempre carregá-las de modo visível.


SEM DESESPERO
Apesar de todos esses alarde, a maioria dos locais turísticos não são violentos, esses furtos são realizados na surdina e se podem ser evitados, que sejam evitados. Como dizem, prevenir sempre é melhor que remediar. Fique atento dentro do possível e boa viagem :)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim, tentarei responder o mais rápido possível.

Obrigada!